5 de dez. de 2007

"Sobre feltragem - III"

Esse assunto da feltragem está dando pano para manga!!!
Como algumas amigas estão tendo dificuldades com as dicas que eu dei, transcrevi as explicações da Rosi sobre os métodos de feltragem:


MÉTODO I
Depois da peça pronta e costurada,coloque-a dentro de uma fronha velha, e amarre bem para que o tricô não saia de dentro durante a lavagem.Na máquina de lavar roupas,coloque sabão em pó,água quente(se sua máquina não tiver água quente aqueça a água em panelas e coloque na máquina junto com a fria),as peças de roupas pesadas,o tricô dentro da fronha amarrada,e deixa bater o ciclo completo(inclusive a centrifugação).Retira e veja se feltrou o suficiente(a aparência tem de ser a de um tecido de lã bem compacto).Se não feltrou,repita todo o processo novamente,até ficar como deve ser.

MÉTODO II
Coloque um panelão de água para ferver.Quando ferver desligue o fogo.Coloque a peça a ser feltrada dentro de uma fronha e feche(amarre) a abertura.Coloque na água fervente por cerca de 20/25min.Enquanto a peça fica "de molho",coloque a máquina de lavar roupas prá encher(pode ser meia carga),ponha sabão em pó,e uma ou duas peças de roupas pesadas.No fim do tempo do prazo,com cuidado(pois a água está fervendo!),retire a peça da panela,de preferência com uma bacia debaixo prá não fazer muita sujeira e coloque na máquina prá lavar no ciclo longo(roupas pesadas).Deixe o ciclo completo,com centrifugação e tudo.O resultado é o mesmo do outro método,só que não precisa lavar 2 ou 3 vezes seguidas,e a lã fica bem macia ao toque.
COMO EU FAÇO
Coloco a peça pronta e costurada dentro da máquina. Não a coloco dentro de fronha e tão pouco ponho outras roupas junto.
Ligo a máquina na meia carga, com sabão em pó. Faço as etapas do 1 ao 4 - na minha máquina são etapas de lavagem com água quente. Na primeira vez que ligo a máquina, quando chega ao final da etapa 4, volto para a 1, pois assim economizo água e luz. Só depois é que deixo a máquina ir até o final de todo processo de lavagem, inclusive com a centrifugação.
E então?
Esclareci as dúvidas?
bjs

Um comentário:

Patty Seibt disse...

Olá

Vim visitar seu blog, muito fofo.Parabéns e obrigada pela visita e por seus comentários.

bjs e bom final de semana

Patty